O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, em entrevista para uma matéria do Bom Dia Brasil da Rede Globo, exibida em 14/01, analisou como os vetos do presidente da República ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) podem impedir o avanço da ciência brasileira. Dois trechos da lei complementar 177/21, que determinavam a liberação imediata de recursos retidos do FNDCT foram descartados pelo presidente Jair Bolsonaro.

“A falta de investimentos em ciência, pesquisa e inovação nas indústrias faz com que o Brasil ocupe o 62º lugar no Índice Global de Inovação, atrás de países como o Chile, México e Costa Rica. Isso é incompatível com a economia brasileira”, afirmou Luiz Davidovich durante a reportagem.

O Acadêmico Jerson Lima, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), também concedeu entrevista ao Bom Dia Brasil. Segundo ele, uma pesquisa que coordena para o desenvolvimento de um soro para o tratamento da COVID-19 pode ser afetada pela falta de recursos. “Imaginamos que, em uma fase mais avançada, precisaremos de investimentos da ordem de 10 milhões de reais. Certamente vamos ter dificuldades, os recursos do FNDCT são essenciais e podem comprometer o estudo”, disse o Acadêmico.

Criado em 1969, o FNDCT é composto por impostos recolhidos principalmente de empresas e serve para financiar pesquisas e inovações em diversas áreas, que compreendem a pesquisa básica e aplicada. No ano passado, após pressão da comunidade científica, o Projeto de Lei (PL) 135 foi aprovado pelo Senado e na Câmara dos Deputados e permite, na prática, que recursos não utilizados durante o ano possam ser reaproveitados para o ano seguinte, garantindo maior liberação de recursos.

Assista a reportagem na íntegra.