Na próxima 4a feira, 23/12, a Coppe/UFRJ entregará o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2020 a quatro docentes que se destacaram pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Frederico Wanderley Tavares, do Programa de Engenharia Química (PEQ), receberá o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente sênior; Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), e João Paulo Bassin (PEQ) receberão o Prêmio Giulio Massarani na categoria docente jovem; e Leda dos Reis Castilho (PEQ) será agraciada com o Prêmio Lobo Carneiro por sua destacada contribuição no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O evento terá início às 14 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Coppe Mérito Acadêmico é concedido a docentes que se destacam pela produção acadêmica, formação de Recursos Humanos e trajetória profissional.

Desde a primeira edição de 2004, entregue no ano seguinte, a premiação foi batizada Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani, em homenagem ao professor que foi um dos fundadores da Coppe, falecido em setembro de 2004. O Prêmio Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, lançado em 2016, leva em consideração os critérios listados acima, incluindo a destacada contribuição do docente à instituição. O nome da premiação também é uma homenagem a um destacado professor da Coppe, falecido em novembro de 2001.

Sobre os premiados

Dentre os vencedores, temos um membro afiliado da ABC e um ex membro afiliado.

A professora titular da UFRJ, pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj, Leda dos Reis Castilho ingressou no Programa de Engenharia Química da Coppe em 2002, onde criou e coordena o no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2013).

Castilho está na lista de pesquisadores com produção de maior impacto no mundo em 2019. No ano de 2020, atuou em várias frentes de combate à pandemia de Covid-19. Desenvolveu pesquisas com os seus doutorandos que permitiram iniciar a produção, em laboratório, de uma cópia fidedigna da proteína da espícula do vírus SARS-COV-2 (proteína S recombinante). Essa proteína está sendo produzida em escala piloto no LECC e já possibilitou o desenvolvimento, em conjunto com colegas do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, do Instituto Vital Brazil e do INCA, de um teste sorológico, de alta acurácia e baixo custo, de anticorpos equinos (“soro anti-Covid”), que entrarão em breve em ensaios clínicos, e de uma vacina recombinante para Covid-19 que está em fase de testes pré-clínicos.

A proteína S também vem sendo disponibilizada gratuitamente a instituições de todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de estudos que vão desde pesquisas biomédicas básicas até estudos epidemiológicos de base populacional.

João Paulo Bassin também está na lista de pesquisadores com produção de maior impacto no mundo em 2019.

Professor adjunto da UFRJ, pesquisador nível 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), eleito para o período 2021-2025.

Bassin ingressou como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe em 2014, onde desenvolve pesquisas que incluem o tratamento de águas residuárias domésticas e industriais e a recuperação de energia a partir de resíduos sólidos orgânicos.