O presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Almirante Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, designou o Acadêmico Renato Machado Cotta para membro do colegiado, como representante de instituição acadêmica brasileira, especialista em matéria de energia, com mandato até 6 de dezembro de 2022.

O CNPE é o órgão de assessoramento do Presidente da República para formulação de politicas e diretrizes de energia. O colegiado é composto por dez ministros de Estado, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e três membros designados. Dentre os designados, há um representante dos estados; um representante da sociedade civil e um representantes das universidades, todos especialistas em matéria de energia. Nesta última categoria é que se enquadrou o Acadêmico.

Sobre o novo membro do CNPE

Renato Machado Cotta graduou-se em engenharia mecânica com ênfase nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e obteve o PhD em engenharia mecãnica e aeroespacial pela Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É professor titular da Escola Politécnica e da Coppe/UFRJ e Doutor Honoris Causa da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, na França. Foi professor visitante “Leverhulme Trust” no Departamento de engenharia mecânica da University College London, no Reino Unido, em 2018.

Atua na área de transferência de calor e massa, principalmente nos temas métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor.

Elaborou projetos de desenvolvimento tecnológico com o CTMSP (Marinha); Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Instituto de Atividades Espaciais (IAE/CTA); Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Agência Espacial Brasileira (AEB); Cenpes-Petrobras; Eletronuclear; Tenaris/Confab; Instituto de Pesquisa em Energia Elétrica (EPRI, na sigla em inglês), nos EUA; Tetra Tech Inc. (EUA); entre outros.

Foi presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTIC, Brasil) 2015-2017. Foi presidente do Comitê Internacional do Centro de Transferência de  Calor e Massa (ICHMT, na sigla em inglês), 2016-2018. Atualmente exerce cargo comissionado junto à Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), como consultor técnico da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM, Ministério da Defesa, Brasil).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Naval e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil.