Professor emérito da Universidade de Washington nas áreas de saúde global e microbiologia, o bioquímico nipo-americano Sen-itiroh Hakomori faleceu aos 90 anos, em Seattle, no dia 10 de novembro de 2020.

Nascido em Sendai, no ano de 1929,  Hakomori se formou na Faculdade de Medicina da Universidade Tohoku em 1951. Aprofundou seus estudos em bioquímica sob a orientação de Hajime Masamune. Como bolsista da Fulbright, Hakomori também trabalhou com Roger W. Jeanloz e lecionou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Tohoku.

Voltou aos EUA em 1964, onde lecionou na Universidade de Brandeis e depois na Universidade de Washington. Trabalhou no Fred Hutchinson Cancer Research Center e, mais tarde, no Pacific Northwest Research Institute. Publicou mais de 850 artigos.

A Sociedade de Glicobiologia (SFG, na sigla em inglês) concedeu a Hakomori o Prêmio Karl Meyer em 1995. Em 2000, foi eleito para integrar a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS) e em 2009 foi eleito membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Hakomori compartilhou o Prêmio Rosalind Kornfeld da Sociedade de Glicobiologia de 2011 com Yuan-Chuan Lee.

O presidente da SFG, Michael Tiemeyer, manifestou-se na Reunião Anual da SFG, realizada em 11/11, informando do falecimento do eminente membro da Sociedade e destacando seu pionerismo na glicobiologia. “Dr. Hakomori foi um pesquisador incrivelmente produtivo, impactante e pioneiro. Muitas das suas publicações são referência na área até hoje. Ele foi um dos três únicos membros da SFG que receberam as duas maiores honrarias da nossa Sociedade”.

A ABC lamenta a perda de seu membro correspondente.