WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER, ED.26
CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
3ª F, 20/10, 16H (GMT-3)

O Brasil construiu, com muito esforço e empenho de sua comunidade científica, um considerável sistema de ciência e tecnologia (C&T) por todo o país, apesar das desigualdades regionais. No entanto, estados e municípios enfrentam grandes desafios na formulação e execução de políticas públicas de C&T e inovação, no sentido de ampliar o potencial de crescimento sustentável das regiões. O país precisa se comparar à média dos países da OCDE, com relação ao investimento em ciência, inovação e educação. Como o Brasil está projetando o futuro?

Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 

 

TARCÍSIO PEQUENO
Engenheiro e doutor em informática, é presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor) e professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vai apresentar o Programa Cientista Chefe, conduzido pela Funcap nos últimos 30 meses.

 

JOSÉ SOARES DE ANDRADE JÚNIOR
Engenheiro químico, é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha com física estatística, física computacional e sistemas complexos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Vai apresentar resultados de um dos projetos científicos e de inovação em políticas públicas no âmbito do Programa Cientista Chefe da Funcap, envolvendo o processamento e a análise de dados de notas fiscais eletrônicas, bem como a modelagem e o rastreamento digital da epidemia COVID-19 no Ceará.

 

FRANCILENE PROCÓPIO GARCIA
Cientista da computação e engenheira, é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua na gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I. Vai discutir como mobilizar a sociedade para apoiar um novo pacto entre a ciência e o desenvolvimento das regiões, considerando o novo marco legal de CT&I.

 

DENISE PIRES DE CARVALHO
Médica, é reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eleita para o período 2019-2023. Professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de endocrinologia e fisiologia, com ênfase em fisiopatologia tireóidea. Vai avaliar como o Brasil está caminhando sob o ponto de vista do uso de novas tecnologias e como está o desempenho do país com relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU.

 

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Luiz Drude de Lacerda, professor titular da UFC e ex diretor-científico da Funcap.

………………………………………….

INSCREVA-SE EM https://bit.ly/abcwebinario26 E ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissão
Acadêmicos da ABC e ANM receberão link exclusivo para o Zoom por e-mail ou WhatsApp, fiquem atentos.