WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER


ED.25 | INSTITUIÇÕES DE PESQUISA: AÇÕES EM RESPOSTA À CRISE

DIA 13/10, 3ª F, 16H (GMT-3)


A pandemia da COVID-19 impôs muitos desafios para a comunidade científica mundial. Apesar os cortes drásticos no financiamento para ciência, tecnologia e inovação nos anos recentes, as universidades e institutos de pesquisa brasileiras responderam prontamente à situação de emergência com ciência de qualidade, até com adaptações de linhas de pesquisa para aplicação direta no combate ao novo coronavírus. Também foi estratégico o papel das agências de fomento e empresas de base tecnológica. Como isso foi possível?

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:


ANTONIO GOMES DE SOUZA FILHO

Físico, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2016-2019). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2015) e ingressou como membro titular em 2018, integrando atualmente o Conselho Consultivo. Apresentou exemplos de realizações e resultados já obtidos em relação à pandemia de COVID-19, mostrando como os recursos públicos destinados para as universidades dão retorno para a sociedade.


JERSON LIMA SILVA

Médico, é professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas e o INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem. É presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Medicina (ANM).

 

LIEDI BERNUCCI

Engenheira, é diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2018, a primeira mulher eleita para o cargo em 124 anos de história. Foi vice-diretora de 2014 a 2018 e, nos sete anos anteriores, foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho Universitário da USP, entre outros.


Moderadores:


Luiz Davidovich
, presidente da ABC

Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da ABC para a Região São Paulo


PERDEU? QUER REVER? TODAS AS GRAVAÇÕES ESTÃO REUNIDAS NA PÁGINA DOS WEBINÁRIOS DA ABC.