Leia esta matéria do portal de notícias G1, publicada em 28/9:

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminharam uma carta ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, criticando a proposta de criação de uma nova agência nacional que centralizaria os dados de monitoramento via satélite.

Sem dar detalhes, Mourão afirmou que a ideia é colocar as informações sob a gestão do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa. A proposta do vice foi divulgada em uma “live” em 18 de setembro. Segundo Mourão, o modelo é o da agência norte-americana NRO (National Reconaissance Office).

Na carta, a ABC e a SBPC também rebateram as críticas de Mourão ao trabalho do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento também foi enviado também ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

O ex-diretor do Inpe [e membro titular da ABC], Ricardo Galvão, durante entrevista à GloboNews, criticou a iniciativa do vice-presidente.

“O general Mourão deu como exemplo a NRO, uma agência totalmente comandada pelos militares. A proposta do general Mourão é concentrar todos os dados sob o controle de uma agência, para que o governo tenha maior controle. Eu espero que a sociedade, o Ministério Público, se manifestem contra isso” – Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe.

Na carta, a ABC e a SBPC mostraram preocupação com a centralização dos dados, o que pode dificultar o acesso de outros órgãos e agentes públicos e privados, e defenderam a independência do Inpe.

“É essencial para o país reforçar a atuação do Inpe como instituição científica e independente, responsável pelo monitoramento dos biomas brasileiros e pela execução das aplicações civis do Programa Espacial Brasileiro”, escrevem os órgãos.

Leia a matéria na íntegra.

Veja aqui o documento enviado pela ABC e pela SBPC ao vice-presidente da República.