O aniversário e a trajetória do Acadêmico Adalberto Fazzio serão celebrados em um evento virtual, marcado para o dia 9/10.

Foi organizada uma série de palestras, que serão realizadas entre 9h e 20h. Entre os convidados estão o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich e os Acadêmicos Oswaldo Luiz Alves, Sergio Rezende e Paulo Murilo Oliveira. Fazzio é reconhecido, dentre outros motivos, por suas contribuições à física da matéria condensada e por seus trabalhos publicados pela Physical Review Letters.

Adalberto Fazzio iniciou suas atividades em 1980, como docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Foi eleito para a ABC no ano 2000. Ao longo de sua carreira, assumiu inúmeros cargos de destaque, como a direção do Instituto de Física da USP e a presidência da Sociedade Brasileira de Física. Foi reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), secretário do então Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, atualmente, é diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Dentre os títulos que recebeu estão o de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do ABC, grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico (2006) e Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2010) do Governo Brasileiro.

O evento é organizado por Gustavo Dalpian, membro afiliado da ABC entre 2017 e 2021, Pedro Venezuela e Tomé Schmidt.

Para mais informações, acesse: https://www.even3.com.br/fazzio/