O Acadêmico Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), participou do programa Conversa com Bial, em uma edição no mês de agosto.

Ao lado da cozinheira e apresentadora Rita Lobo, com quem mantém parceria por meio do Nupens, Monteiro falou sobre a alimentação dos brasileiros na pandemia. O cientista comentou, ainda, sobre o NutriNet Brasil, estudo que coordena atualmente. O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) começou em janeiro de 2020 um dos maiores estudos em alimentação e saúde do país.

O que é o NutriNet Brasil?
O estudo acompanhará por dez anos características da alimentação e do estado de saúde de 200 mil pessoas residentes nas diferentes regiões do Brasil. O propósito é identificar os principais padrões de alimentação praticados no país e analisar a relação desses padrões com o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

Qual é a importância do NutriNet Brasil?
A alimentação exerce enorme influência sobre a saúde das pessoas, em particular sobre o risco de doenças crônicas. Entretanto, mais do que o consumo de um ou outro alimento de forma isolada, é o padrão de alimentação das pessoas, considerando quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. Estudos semelhantes, realizados em países europeus por exemplo, identificaram que a “dieta mediterrânea” protege contra várias doenças crônicas, enquanto nos Estados Unidos a chamada “dieta ocidental” ou “dieta fast-food” aumenta esse risco. E no Brasil? É justamente isso o que queremos saber!

Qual é nosso maior desafio?
Convencer 200 mil pessoas de que a realização dessa pesquisa é suficientemente importante para justificar que, a cada três meses, elas dediquem alguns minutos do seu tempo para o estudo. Para isso é que precisamos da maior divulgação possível.

Como participar?
Para participar do estudo, basta ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa . Nessa mesma plataforma, o participante responde ao questionário inicial do estudo (cerca de 5 minutos). Notificações por e-mail ou SMS avisarão quando novos questionários estiverem disponíveis. Todos os dados fornecidos ficarão armazenados sob absoluto sigilo no sistema InterNuvem USP.

Quem são os pesquisadores do NutriNet Brasil e quem financia o estudo?
A equipe do estudo inclui pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, InCor), de outras universidades (UFBA, UFMG, UFPel, UFRGS, Unifesp) e de outros centros acadêmicos do país (Fiocruz Rio de Janeiro e Bahia; Instituto Nacional do Câncer – Inca). O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital do Ministério da Saúde (Decit/CGAN).

Facebook | @NutriNetBrasil
Instagram | @nutrinetbrasil
Twitter | @NutriNetBrasil

Para mais informações, fale com a Equipe de Comunicação do Estudo NutriNet Brasil, coordenada pela jornalista Fernanda P. Quinta (paranhos.quinta@gmail.com; 11 97149-9444)

Veja aqui o programa!