Mercedes Bustamante e Manuela Carneiro da Cunha

As Acadêmicas Mercedes Bustamante, Manuela Carneiro e pesquisadores da Coalizão Ciência e Sociedade publicaram um artigo em que analisam propostas políticas de alteração nas unidades de conservação do Brasil. Para eles, parques, reservas e muitos patrimônios naturais do país estão sendo ameaçados por posicionamentos de parlamentares e do poder executivo. Ricardo Bomfim Machado e Ludmilla Moura de Souza Aguiar também são autores do documento.

“Há uma visão errônea de que é possível buscar o desenvolvimento sem a conservação das áreas naturais, das
espécies e dos serviços ecossistêmicos que elas proveem, mas em um prazo muito curto esse ‘desenvolvimento’ mostra-se insustentável. Nossos parques e reservas naturais são garantia de bem-estar para a sociedade brasileira e
imprescindíveis para todos que virão depois de nós”, disseram os cientistas no documento. O alerta para esse cenário também se estende à impossibilidade de recuperação ecológica em curto prazo e do desenvolvimento sustentável.

Iniciada em 2019, a Coalizão Ciência e Sociedade é formada por 72 cientistas voluntários de diferentes instituições de pesquisa de todas as regiões brasileiras com o objetivo de divulgar temas socioambientais relevantes para o Brasil e contribuir para a avaliação e elaboração de políticas públicas.

Confira o artigo aqui.