No dia 1o de setembro, a ABC promoveu seu 22o webinário sobre A QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS: HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE OTTO GOTTLIEB.

Só a pesquisa e desenvolvimento dos produtos naturais da Amazônia, aliados à bioeconomia da floresta, podem salvá-la da destruição. Para tanto, o conhecimento da química é o caminho para entender a natureza e defendê-la. Estes eram ideais do cientista Otto R. Gottlieb, considerado o pioneiro nos estudos da fitoquímica no Brasil e responsável por diversos avanços na química de produtos naturais, como sua racionalização e a introdução de técnicas espectrométricas, influenciando uma geração de pesquisadores. Ele foi o único brasileiro já indicado ao Prêmio Nobel – no caso, de Química, em 1999.

Para conversar sobre a liderança do falecido Acadêmico e os avanços na área, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
    É professora titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretora da Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Doutora em química orgânica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob a orientação do Prof. Otto Gottlieb. Recebeu a Medalha Otto Gottlieb da Sociedade Brasileira de Química (2017). Desenvolve pesquisas em produtos naturais bioativos, ecologia química e química de enxertos vegetais com base em biossíntese. Ela deu exemplos sobre alguns princípios ainda atuais do Prof. Otto Gottlieb sobre as relações entre as substâncias de uma planta e seu respectivo nicho ecológico, visando a busca de defensivos agrícolas.
  • Vanderlan Bolzani
    Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Royal Society of Chemistry e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). Farmacêutica, é professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Desenvolve pesquisas sobre substâncias bioativas e química medicinal de produtos naturais. Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob a orientação do Prof. Otto Gottlieb. Recebeu a Medalha Otto Gottlieb da Sociedade Brasileira de Química (2017). Ela abordou a percepção do homenageado sobre a importância de se conhecer o perfil químico das espécies que compõem a biodiversidade, base para o entendimento molecular desses organismos e para exploração racional dessa riqueza, visando produtos de valor agregado.
  • Lauro Barata
    É professor visitante nacional sênior da Capes na Amazônia, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Unifopa). Dirige a Amazon Natural Products Consultancy e tem parcerias com empresas dos setores de cosmética ligadas a bioeconomia da floresta amazônica. Paraense, doutorado pela Unicamp e pós-doutorado pelo Instituto de Química de Substâncias Naturais do Centro Nacional Pesquisa Científica (CNRS), França. Ele se reportou à continuidade dos estudos de Otto Gottlieb sobre a ciência e tecnologia de produtos naturais da Amazônia: óleos essenciais e extratos de plantas aromáticas, medicinais aplicadas a medicamentos e cosméticos.
  • Norberto Peporine Lopes
    Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Royal Society of Chemistry, da qual recebeu o Prêmio Jeremy Knowles (2020). Farmacêutico, é professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos e a Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas. Ele tratou da técnica e os desdobramentos ecológicos dos produtos naturais, seguindo as reflexões do cientista visionário que foi Otto Gottlieb.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Vanderlan Bolzani.


PERDEU? QUER REVER? ACESSE AQUI OU EM http://www.abc.org.br/atuacao/nacional/coronavirus/webinarios/assista-aqui-webinarios-abc/