A Falling Walls Conference é realizada anualmente desde novembro de 2009 (no aniversário de 20 anos da queda do Muro de Berlim) pela Falling Walls Foundation e aborda sempre uma questão central: quais são os próximos muros a cair na ciência e na sociedade?

Nestes encontros, alguns dos principais pesquisadores e pensadores do mundo discutem descobertas de alto calibre com líderes globais em ciência, política, negócios e mídia.

Em 2020, em virtude da pandemia de COVID-19, o formato da iniciativa mudou. Será realizada uma atividade virtual global que vai reunir e discutir um conjunto muito mais amplo de descobertas recentes na ciência e na sociedade – The Falling Walls Breakthroughs of the Year. Eles também terão sessões específicas com o objetivo de contribuir na definição de uma agenda pós-coronavírus.

Para destacar descobertas inovadoras de todo o mundo, foi aberta até o dia 01/09 uma chamada global para identificar os avanços mais recentes em dez categorias, que englobam as ciências exatas, da vida, as humanidades e as artes. A vice-presidente da ABC, Helena B. Nader, será jurada na categoria de Talentos Emergentes (Falling Walls Lab).

Veja os critérios para as candidaturas aqui.

Os júris selecionarão as dez principais iniciativas vencedoras (individuais ou coletivas) em cada categoria. A presidente geral dos júris será Helga Nowotny, ex-presidente do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês).

A seguir, entre os dias 4 e 8 de novembro, no contexto da Semana da Ciência de Berlim, serão realizadas sessões temáticas específicas (duas categorias por dia) em que os selecionados apresentarão e debaterão suas descobertas. Após cada sessão, os respectivos júris se reunirão para escolher um Breakthrough of the Year em cada categoria.

Os vencedores serão anunciados em um evento especial, no dia 9/11.

Saiba mais aqui.