Em julho, o Serrapilheira e a Agência Bori convidaram colunistas a cederem seus espaços na imprensa para cientistas.

A campanha #CientistaTrabalhando começou em 8 de julho, Dia Nacional da Ciência, e foi além. Com ela, procuramos mostrar que a ciência é mais do que a busca por uma verdade imutável e que sua prática demanda tempo, investimento e diálogo.

Durante 28 dias, 58 colunas foram ocupadas com artigos sobre o processo científico, que é um tema amplo: cientistas falaram sobre o papel do acaso nas grandes descobertas, revisão por pares, diplomacia científica, racismo na ciência.

Foram publicadas conversas com Artur Avila, Miguel Nicolelis, Samuraí Brito. Mostramos o processo científico presente na nutrição, nas ciências sociais, na paleontologia, no entretenimento e no humor. Também foram abordados a inclusão de pessoas com deficiência, epidemias, vacinas, doenças negligenciadas, desmatamento e ciência aberta.

Agradecemos a todos que participaram desse processo: os colunistas e veículos que cederam seus espaços, os autores que os ocuparam, os divulgadores que movimentaram a hashtag #CientistaTrabalhando nas redes sociais e a Academia Brasileira de Ciências, que organizou um webinário como parte da campanha.

Você pode conferir todas as colunas publicadas aqui.