Na próxima quarta-feira, 8 de julho, várias instituições vão realizar atividades para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e os 72 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com o tema “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades”.

A SBPC vai promover o lançamento virtual do livro Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 16h30.

A versão digital da publicação estará disponível no site da entidade logo após o lançamento.

Em 15 capítulos e 510 páginas, a publicação traz a história da entidade, passando pelos temas defendidos pela SBPC, eventos realizados, além de abordar a evolução da ciência brasileira desde os meados do século 20.

Sempre atuante na luta pela ciência, tecnologia e inovação do Brasil, a obra reúne textos de ex-presidentes da República em que revelam sua visão da SBPC a partir do Palácio do Planalto.

A obra é organizada pela biomédica Helena B. Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC; a farmacêutica e membro titular da ABC, Vanderlan Bolzani; e o jornalista José Roberto Ferreira.

O livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” foi produzido com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As Secretarias Regionais terão programações próprias. Confira e participe!