O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizou, no dia 3/6, um fórum virtual que reuniu 26 fundações e agências nacionais de amparo à pesquisa. Alguns dos participantes foram o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, representando a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), e o Acadêmico Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representando o ministro de CTI&C Marcos Pontes.

Na abertura do evento, Luiz Davidovich destacou que a realização do fórum virtual revela o momento singular que vivem o Brasil, em uma grave crise econômica, e o mundo. Para ele, falta ao país um elemento importante para regeneração da economia: o investimento em ciência. “Em uma reunião como essa, com esses representantes, penso que é a hora de programar um plano para o país, como vamos sair dessa pandemia, dessa recessão? Esse é o desafio de todos nós”, disse. O presidente da ABC também se referiu ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), órgão criado para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país pelo investimento na ciência, que não conta com a totalidade de seus recursos disponíveis.

O Acadêmico Evaldo Vilela, ao representar o ministro Marcos Pontes, ressaltou o momento difícil causado pela pandemia do novo coronavírus para a busca de mais investimentos para a ciência. “Não teremos facilidades. Nossa cultura é de pedir ao Governo e achar que ele vai resolver, mas o que faz o país é a sociedade civil”, afirmou o presidente do CNPq ao mencionar a importância da campanha “Liberem o FNDCT” para a disponibilização de recursos.

Vilela anunciou o lançamento do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (Protax), parcerias do CNPq com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o Confap. Os dois programas devem contar com mais de 20 milhões de reais em investimentos, com previsão do lançamento de editais até o fim do mês de julho de 2020.

O Confap é uma organização voltada para a articulação dos interesses e da defesa da autonomia das 26 FAPs do país. A cada ano, a instituição promove fóruns nacionais, que reúnem representantes do Governo e de outras instituições ligadas ao contexto brasileiro de CT&I, em diferentes capitais. Neste ano, devido à pandemia, o Confap realizou pela primeira vez um fórum virtual, uma medida de segurança para a saúde dos participantes.