O Prêmio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) 2020 na área de Ciência foi concedido ao epidemiologista Acadêmico César Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UfPel). Na categoria Tecnologia”, o vencedor foi o Acadêmico Fernando Galembeck (USP).

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece profissionais que, com seu legado, engrandecem a produção científica e tecnológica brasileira. A categoria “Ciência” é voltada para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial. A categoria “Tecnologia”, para profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas. O prêmio é de R$ 500.000,00 para cada categoria.

A apuração do vencedor de cada categoria foi realizada por uma comissão julgadora independente, composta por seis membros de notório saber nas áreas do Prêmio CBMM de Tecnologia e Ciência. Foram avaliados dois critérios: criatividade e originalidade e contribuição e impacto para ciência ou desenvolvimento e inovação.

Cesar Gomes Victora é professor emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, onde coordena o Centro Internacional de Equidade em Saúde. Ocupa também cargos honorários nas Universidades de Harvard, Oxford e Johns Hopkins. Desde a década de 1970, tem atuado nas áreas de saúde materno-infantil, coortes de nascimento, desigualdades em saúde e avaliação de impacto de programas de larga escala. Atualmente, atua na coordenação da pesquisa Epicovid-19, que monitora a progressão da pandemia de coronavírus em 133 cidades brasileiras. Saiba mais sobre a pesquisa aqui.

Victora é membro da Academia Brasileira de Ciências (2006) e da The World Academy of Sciences (2018), havendo atuado como presidente da Associação Epidemiológica Internacional de 2011 a 2014.

Tem mais de 750 artigos publicados, com um índice H de 95 (mais de 40.000 citações) conforme o Web of Science, instituição que em 2018 e em 2019 o classificou entre os 1% de cientistas mais citados no mundo. Em 2017, recebeu o Prêmio Gairdner de Saúde Global, no Canadá.