A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 28 de junho, o oitavo debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. Com o tema “Atividades Remotas e Digitalização – Aumento da Exclusão Social?”, esta edição terá a participação da jornalista Cora Ronai, do jornal O Globo; do jornalista Marcelo Tas, da TV Cultura; do professor Marcos Cavalcanti, da Coppe/UFRJ; e do professor emérito da UFPE, Silvio Meira. O evento será mediado pelo professor da Coppe e Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa, e será transmitido ao vivo na página da instituição no Facebook, a partir das 18h.

Sobre os palestrantes 

Colunista de tecnologia e cronista do Segundo Caderno, do jornal “O Globo”, Cora Rónai criou a primeira coluna de informática do jornalismo brasileiro, no Jornal do Brasil, em 1986. Foi a primeira jornalista brasileira a criar um blog: o internETC, ativo desde de 2001. Cora Rónai também foi pioneira na utilização da fotografia digital como documento. Recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de Informática em 2004, 2006 e 2008, e de melhor jornalista de Tecnologia, em 2018. Já publicou mais de dez livros, entre eles: “Caiu na Rede”, “Uma Ilha Lá Longe” e “Álbum de Retratos”.

Jornalista, comunicador, educador, produtor e diretor de TV, Marcelo Tas é apresentador do programa #Provoca e comentarista do Jornal da Cultura na TV Cultura. Professor de Inovação e Comunicação do Ibmec, também publica conteúdos de Educação no canal #DESCOMPLICADO no YouTube. Atuou como colunista e colaborador dos seguintes veículos: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Isto É, revista Trip e revista Crescer. Também foi âncora e colunista nas rádios: Bandnews, 89 FM, Eldorado FM e CBN. Destacou-se ainda como um dos autores do Telecurso (Fundação Roberto Marinho/ TV Globo), e do CQC (Band). Marcelo Tas é o criador do “Beco das Palavras”, instalação do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e de “Humano”, game interativo no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Seu blog jornalístico venceu cinco vezes o Prêmio Comunique-se.

Coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), ligado ao Programa de Engenharia de Produção da Coppe, o professor Marcos Cavalcanti é editor da Revista Inteligência Empresarial e membro do Board do New Club of Paris. Ex-diretor de tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Marcos coordena os cursos de pós-graduação lato sensu Master on Business and Knowledge Management (MBKM) e Web Intelligence & Digital Ambience (WIDA).

Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Meira é co-fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e do Porto Digital, que transformou o centro histórico do Recife, em um dos maiores parques tecnológicos do país. Professor associado de Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e colunista do jornal Estado de S. Paulo, Meira também o criador da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), desenvolvida com o objetivo pensar a cidade a longo prazo.