Os DESAFIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA foram tema da 12a edição da série de WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER sobre O mundo a partir do coronavírus, que foi realizado no dia 23 de junho, 3ª feira, às 16h.

Os processos de saúde e doença são fenômenos, a um só tempo, biológicos e sociais. Epidemias provocam perdas de vida, redução da atividade econômica e desemprego. Ademais, os custos sociais das epidemias não se distribuem de forma igualitária. O enfrentamento desses problemas envolve desafios gigantescos que requerem, com urgência, políticas públicas efetivas.

Para debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • A cientista política Marta Arretche, professora titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), onde dirige o Centro de Estudos da Metrópole, que abordou a desigual distribuição dos custos sociais da pandemia e as políticas que podem ser desenhadas no curto prazo para interferir na extensão do crescimento da extrema pobreza.
  • O economista Eustáquio Reis, pesquisador aposentado e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que discutiu políticas para a equidade social e a sustentabilidade fiscal, tendo em vista enfrentar as consequências da pandemia de covid-19.
  • A socióloga Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é pesquisadora titular. Ela abordou as relações sociais que medeiam a relação biológica entre os corpos humanos e os vírus.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente, Helena B. Nader.


Perdeu? Quer rever? Acesse aqui!

Reveja e saiba mais sobre todos os webinários da ABC aqui