O Acadêmico José Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), está entre os contemplados do 1º Prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil, oferecido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).  O foco é honrar pessoas ou organizações que contribuem para o desenvolvimento da Internet no Brasil através de suas ações, realizações, ideias ou soluções criativas.

A premiação on-line ocorreu no dia 29 de maio, e foi transmitida pelo canal do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no You Tube.

Em 48 anos de profissão, Boisson tem uma ampla carreira no desenvolvimento da internet no Brasil. Quando foi diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1990, autorizou a concessão dos primeiros recursos para a implantação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNEP), organização social que é responsável pelas ligações centrais de um sistema da rede acadêmica brasileira.

Em 2014, foi presidente mundial e CEO do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional do mundo com importante presença na área de padronização. Boisson também exerceu a função de presidente mundial da IEEE Communications Society. Durante a sua gestão como presidente do IEEE, Boisson impulsionou iniciativas na área de governança da internet, reconhecendo a importância desse tema para o futuro da rede e seu impacto inestimável para a humanidade. Foi elevado ao grau de Fellow do IEEE em 1995, tendo sido o primeiro engenheiro da América Latina, da área de tecnologia da informação e comunicações, a receber tal distinção.

Além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências, também integra a Academia Nacional de Engenharia. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de Comendador. Já foi professor titular visitante da Hong Kong University of Science and Technology e cientista convidado do NEC Networks Research Laboratory, na Alemanha.