A Academia Nacional de Medicina (ANM) promoveu, nesta quinta-feira (21/5), com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), o Simpósio “Pesquisa na Covid-19”, transmitida por meio das plataformas Zoom e Facebook. O objetivo do evento foi compartilhar informações sobre pesquisas que estão em andamento no país para a compreensão e enfrentamento da doença causada pelo novo coronavírus.

A reunião contou com a presença do presidente da ANM, Rubens Belfort Jr., que também é membro titular da ABC, além dos Acadêmicos Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Jerson Lima, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e de Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, entre outros.

Evaldo Vilela foi o primeiro Acadêmico a se apresentar e falou sobre o lançamento de um edital emergencial para o enfrentamento da covid-19. De acordo com Vilela, 2.203 propostas foram enviadas, representando uma demanda de 1,7 bilhão de reais. O resultado dos 30 projetos aprovados sairá no final de maio e os agraciados trabalharão em rede de pesquisas que podem englobar da biologia e medicina às ciências sociais.

Durante as apresentações da Sessão Ordinária da ANM, o Acadêmico Jerson Lima mostrou um panorama da produtividade científica brasileira em relação a outros países, alguns modelos de financiamento e a curva de investimentos na área pelo Rio de Janeiro. Ao completar 40 anos, a Faperj tinha expectativas de aporte de recursos no valor de 530 milhões de reais para este ano, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), porém foram autorizados 370 milhões de reais e parte desses recursos está sendo investido em pesquisas da covid-19. Lima ainda apresentou os editais emergenciais que foram lançados em virtude da chegada da pandemia ao país e os projetos aprovados.

Em sua apresentação, o Acadêmico Luiz Eugênio Mello ressaltou a importância dos investimentos em C&T de forma continuada e por longo tempo. Luiz Eugênio ainda trouxe exemplos históricos que levaram às conquistas de hoje no enfrentamento da pandemia no estado de São Paulo. Segundo ele, foi graças aos investimentos feitos pela agência há muito tempo. Ele relembrou que, apenas dois dias após o surgimento do primeiro caso de coronavírus da América Latina ter sido confirmado, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e das universidades de São Paulo e de Oxford publicaram a sequência completa do genoma viral do coronavírus.

A ANM e a ABC continuarão investindo nesta profícua parceria, debatendo online temas relacionados à pandemia de covid-19. Quem puder, fique em casa.