Modelos matemáticos têm sido fundamentais para orientar governos nas medidas de saúde e econômicas adotadas para combater o novo coronavírus. A ciência é essencial em muitos momentos difíceis da história, e este é o tema do webinar “Matemática em Tempos de Crise”, com especialistas destacados na área, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), nesta sexta-feira (8), às 11h, no YouTube do IMPA.

Mediado pela jornalista Sabine Righetti, coordenadora da Agência Bori, o webinar terá o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA e membro titular da ABC; o pesquisador do IMPA, Luciano Irineu, da área de Economia Matemática; e o pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, Tiago Pereira. O debate faz parte da programação virtual para celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 6 de maio.

Com importantes contribuições de como prever doenças a partir da matemática, Tiago Pereira analisa dados da pandemia de Covid-19 e aponta que é necessário adotar medidas de isolamento social diferentes mesmo dentro de cada Estado ou região do país, dependendo de fatores como a infraestrutura hospitalar disponível, por exemplo.

Especialista em economia matemática, Luciano Irineu vai analisar a atual crise econômica causada pela pandemia e os cenários nacionais para o futuro.

A busca por respostas na matemática durante grandes crises é algo comum na nossa História. Marcelo Viana vai resgatar o impacto da matemática nos avanços da computação na 2ª Guerra Mundial.

Clique aqui para acompanhar ao webinar “Matemática em Tempos de Crise”, nesta sexta-feira (8), às 11h.