A Academia Brasileira de Ciências (ABC) somou-se a outras 76 instituições de todas as partes do mundo no encaminhamento de um pedido ao secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

As signatárias, que são instituições de saúde pública, cuidados de saúde, científicas, acadêmicas e de outras áreas relacionadas, manifestaram profunda preocupação com o crescente impacto da pandemia de covid-19 entre populações já vulneráveis ​​e marginalizadas em todo o mundo – ou seja, 80% da população mundial.

A carta destaca que a maioria dos sistemas de saúde não está preparada para lidar com uma pandemia dessa magnitude, situação exacerbada por modelos de saúde que visam o lucro e que a tratam como uma mercadoria, não como um direito humano básico.

Ressalta ainda que tem sido evidenciado o melhor e o pior das pessoas e nações: a solidariedade que salva versus a acumulação dos privilegiados, que mata.

A proposta do documento é que o secretário-geral da ONU ofereça o apoio necessário à Organização Mundial da Saúde (OMS), criando uma “Força-Tarefa pela Equidade Global em Saúde”. Esta força-tarefa seria um grupo multissetorial organizado para enfrentar o impacto da pandemia em suas dimensões plenas de saúde, sociodemográficas e econômicas, desenvolvendo normas internacionais necessárias para apoiar a produção regional de medicamentos genéricos, suprimentos e equipamentos de qualidade. “A magnitude do impacto dessa pandemia requer intervenções corajosas para proteger os mais necessitados”, aponta a carta.

Leia a carta na íntegra, em português.