A Parceria InterAcademias (IAP) lançou um chamado por solidariedade e cooperação global às comunidades científicas e aos gestores de saúde e pelo compartilhamento de informação baseada em ciência para ajudar o mundo em desenvolvimento.

O surto da covid-19 foi reportado inicialmente em 31/12/2019. Em março de 2020, foi declarada a pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Hoje, sob o guarda-chuva da Parceria InterAcademias, mais de 140 academias de ciências, medicina e engenharia ao redor do mundo apelam para que a comunidade científica e os formuladores de políticas públicas se unam, no sentido de contribuir com o controle da disseminação da infecção. O objetivo da IAP é estimular o uso melhor e mais ágil das pesquisas e seus resultados para o bem da população mundial.

Para o presidente da IAP, Volker ter Meulen, “muitos membros da comunidade científica estão preocupados porque percebem que a vontade de fazer ações coordenadas e compartilhar recursos que ocorreu em pandemias anteriores, como HIV, SARS e a gripe aviária ainda não despertaram na mesma medida com relação à covid-19. É hora de mudar essa maré.”

Os membros das Academias da IAP somam mais de 30 mil cientistas, engenheiros e profissionais da saúde de excelência de mais de 100 países. O novo Comunicado da IAP sobre covid-19 enfatiza a importância vital de se agir coletivamente agora, para mitigar a disseminação do coronavírus em todos os territórios.

Em primeiro lugar, os países precisam colaborar e garantir que os gestores de saúde pública e os governos trabalhem juntos para frear o surto, focando no planejamento em escala global.

Em segundo lugar, os governos devem usar as melhores evidências científicas para fortalecer a preparação da saúde pública e mitigar o impacto socioeconômico da crise da covid-19, especialmente em relação às cadeias de abastecimento.

A terceira  recomendação da IAP é que se planejem ações rápidas e coordenadas para ajudar os países com estruturas de saúde frágeis, especialmente na África, onde a epidemia de coronavírus ainda não disparou.

“A IAP, no momento, está agindo por meio de sua rede de Academias, junto com a Academia Jovem Global (GYA, na sigla em inglês) e outras academias jovens nacionais para compartilhar com os cientistas  evidências científicas internacionais sobre o tema, de modo a capacitá-los a dar consultoria aos seus respectivos governos e orientar cidadãos”, afirmou a co-diretora da IAP Policy, Masresha Fetene.

“A China está na fronteira das respostas à covid-19 e a Academia Chinesa de Engenharia está tendo um papel chave nisso. Estamos disponíveis para compartilhar nosso conhecimento e expertise recém adquiridos sobre essa doença com qualquer país que assim deseje”, adicionou  Depei Liu, co diretor da IAP Health.

“A credibilidade das Academias não vem apenas da excelência cientifica dos seus membros, mas também pelo fato delas não terem outros interesses. Nas últimas semanas, fass notícias e informações deturpadas espalharam-se rapidamente, tanto on line como fora. Por isso é de primeira importância para os formuladores de políticas públicas que ouçam vozes qualificadas, com experiência em fazer análises com base científica sobre temas complexos”, disse a co-diretora da IAP Science, Krishan Lal.

A declaração, lançada em 27/3, teve sua versão em português disponibilizada hoje, 9/4, e foi assinada pelos membros do Comitê Diretor da IAP:

Volker ter Meulen, presidente da IAP
Depei Liu, IAP presidente da IAP e co-diretor da IAP Health
Margaret Hamburg, co-diretora da IAP Health
Krishan Lal, co-chair, IAP Science
Cherry Murray, co-chair, IAP Science
Masresha Fetene, co-chair, IAP Policy
Richard Catlow, co-chair, IAP Policy