A Universidade Paris Dauphine concederá o título de doutor honoris causa ao ex-reitor da UFRJ Nelson Maculan Filho, que esteve à frente da instituição entre 1990 e 1994. A cerimônia de outorga está agendada para o dia 29/6 na universidade francesa, em Paris.

Maculan fez graduação em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mestrado em Matemática Estatística pela Universidade Pierre e Marie Curie e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ. A mesma instituição que titulará o ex-reitor com a honraria em Paris concedeu a Maculan a livre-docência, em 1988. Atualmente, é professor emérito da UFRJ e sua experiência se concentra na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente na otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.

Seis instituições já concederam o título de doutor honoris causa ao ex-reitor da UFRJ: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Ricardo Palma (Lima/Peru), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Paris-XIII (Paris/França) e a Universidade Nacional Maior de São Marcos (Lima/Peru).

Para Denise Carvalho, reitora da UFRJ, o trabalho de Maculan é exemplo para o Brasil. “Nelson Maculan foi reitor da UFRJ quando houve aumento no número de vagas de graduação ofertadas pela Universidade e foi implementada nova política de alocação de vagas docentes que está vigente até os dias de hoje. Sua passagem pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) foi fundamental para que novas políticas pudessem ser implementadas, deixando também em Brasília a marca da excelência acadêmica”, pontua Denise. “Além de excelente gestor, preocupado e envolvido com o avanço socioeconômico do país, Maculan é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e já orientou mais de 40 mestres e 40 doutores, o que exemplifica a sua dedicação inequívoca à ciência brasileira. Recebe em 2020 esse reconhecimento internacional meritório e que muito orgulha a UFRJ”, conclui a reitora.

De acordo com a regulamentação francesa relativa a esse diploma, a aprovação da concessão do título a Maculan passou pelo Ministério das Relações Exteriores da França.

O título de honoris causa, que significa “por causa de honra” em latim, é uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por vários setores da sociedade.

Nelson Maculan Filho é membro titular da ABC.