Foto: arquivo pessoal

Médico, pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o cientista Giovanni Gazzinelli morreu nesta terça-feira, 14 de janeiro, aos 92 anos.

Gazzinelli era graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em bioquímica pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Obteve os doutorados em medicina e bioquímica e imunologia também pela UFMG. Sua principal linha de pesquisa era bioquímica e imunologia de parasitos.

O Acadêmico atuou por mais de 30 anos como professor titular do Departamento de Bioquímica da UFMG e como pesquisador titular na Fiocruz, desde 1980, onde recebeu o título de pesquisador emérito em 2007. Desde 1998, Gazzinelli colaborava como professor titular do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (IEP-SCBH).

Além de membro titular da ABC, o pesquisador era também membro da Academia Mineira de Medicina, da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene e da Associação Americana de Imunologia. Foi homenageado na comemoração dos 80 anos da UFMG, em 2007, e no Encontro de Estudantes de Pós-Graduação do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, em 2004. No mesmo ano, foi eleito Personalidade Médica Mineira, pela Associação Médica de Minas Gerais, e em 2001, foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.