Falecida em 28 de dezembro de 2019, Nilcéa Freire foi médica, professora e reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela ficou conhecida pela implantação do sistema de cotas na Uerj durante sua gestão e por ter atuado como Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), entre 2004 e 2011.

Em artigo publicado no jornal O Globo, a diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Marcia Barbosa prestou homenagem à professora por seu trabalho na SPM, quando promoveu grandes avanços também para as mulheres na ciência.

Na matéria, Barbosa lembrou que foi Freire quem criou, em 2005, o Programa Mulher e Ciência, e que, em 2006, convenceu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a conceder licença maternidade para bolsistas de mestrado e doutorado.

“Para as cientistas, ela será lembrada por mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar, inclusive na ciência”, afirmou a Acadêmica.

Confira o texto na íntegra: https://blogs.oglobo.globo.com/ciencia-matematica/post/nilcea-freire-ciencia-e-um-substantivo-feminino.html