Foram eleitos pelos pares da categoria Ana Leonor Chies Santiago Santos e Raquel Cardoso de Melo Minardi como representantes titulares. Jaqueline Godoy Mesquita ocupará a 1a suplência e Rodrigo Nunes da Fonseca, na 2a suplência. A primeira reunião de que participarão está prevista para maio de 2020.

Em função do interesse dos Membros Afiliados em participar das ações da ABC de maneira mais próxima e efetiva, a Diretoria da ABC decidiu criar dois assentos no Conselho Consultivo para representantes eleitos pela categoria.

A novidade teve grande receptividade por parte dos Afiliados. Foram recebidas dez candidaturas e 80 votos.

Na avaliação do presidente da ABC, Luiz Davidovich, a participação de representantes dos membros afiliados no Conselho Consultivo contribuirá para aumentar a integração dos jovens pesquisadores nas atividades da ABC. “E essa iniciativa tem, também, o potencial de trazer ideias renovadoras para o funcionamento da Academia”, acrescentou.

Sobre a categoria de Membros Afiliados

A categoria foi criada em 2007. No Estatuto da ABC, o Artigo 8º define os Membros Afiliados como jovens pesquisadores promissores, radicados nas regiões relacionadas no art. 3º (Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais & Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo, Norte) indicados e escolhidos por Membros Titulares com atuação nas mesmas regiões. Caberá à Diretoria designar e empossar os Membros Afiliados, em número de até 5 (cinco) por região e por ano. Os Membros Afiliados terão direito de participar das atividades da Academia por um período de 5 (cinco) anos, não renovável.

Desde então, foram empossados 339 Membros Afiliados e, destes, sete foram eleitos Membros Titulares até 2019. São eles Ado Jório de Vasconcelos (Afiliado 2008-2012, empossado Titular em 2014); Alicia Kowaltowski (Afiliada 2008-2012, empossada Titular em 2018); Antonio Gomes de Souza Filho (Afiliado 2011-2015, empossado Titular em 2018); Eduardo Teixeira (Afiliado 2008-2012, empossado Titular em 2015); Fernando Codá Marques (Afiliado 2009-2013, empossado Titular em 2014); Henrique Bursztyn (Afiliado 2008-2012, empossado Titular em 2017) e Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (Afiliado 2008-2012, empossado Titular em 2019).

Sobre o Conselho Consultivo

Embora não esteja previsto no Estatuto, o Conselho Consultivo foi criado em 2010, com o objetivo de avaliar ações passadas da ABC e sugerir novas ações a serem tomadas no futuro.

Sua composição hoje  conta com um representante por área da ciência, um por região das seis determinadas pela ABC. A partir de 21/12/2019, contará com mais dois representantes dos Membros Afiliados.

As reuniões, presenciais ou telepresenciais, são sempre feitas junto com a Diretoria da ABC.

Sobre o processo eleitoral

Para a eleição de 2019, foi definido um regulamento pela ABC, que poderá ser mudado para os próximos anos, em decorrência da organização dos próprios Membros Afiliados, em reunião do Conselho Consultivo, através das representações eleitas, ou em Assembleia, sempre com a aprovação final da Diretoria da ABC.

§1º – Os dois representantes dos Membros Afiliados que integrarão o Conselho Consultivo da ABC serão eleitos no fim de cada ano, por todos os Membros Afiliados que desejem votar.

§2º – Haverá autocandidatura voluntária no fim do ano, para mandato de um ano, a se iniciar em 1º de janeiro do ano seguinte. Ao candidatar-se, o Membro Afiliados automaticamente está assumindo o compromisso de interagir com o coletivo dos Membros Afiliados, para garantir a maior representatividade possível. em sua atuação, se eleito.

§3º – Podem se candidatar os Membros Afiliados que estão no primeiro, no segundo ou no terceiro ano de mandato, para que, se eleitos, comecem o mandato de representante no Conselho, no segundo, terceiro ou quarto ano de Afiliação. Estão habilitados para esta eleição, os que tomaram posse em 1º de janeiro de 2017, 2018 ou 2019.

§4º – Os representantes poderão ser reeleitos, caso se candidatem mais de uma vez, desde que se encaixem nos parâmetros estabelecidos no parágrafo anterior.

§5º – Após o recebimento das candidaturas e conferidas as condições estabelecidas no § 3º, será elaborada uma cédula eleitoral com os nomes de todos os candidatos em ordem alfabética. A cédula deve ser devolvida com votos para até 4 (quatro) candidatos. Cédula devolvida com mais votos será considerada nula.

6º – Não haverá campanha eleitoral, nem a favor, nem contra, nem feita pelo candidato, nem feita por outrem. O importante é que a votação seja expressiva, ou seja, envolva a maior parte do total de membros Afiliados de cada ano. Em 2019, o total era de 141 Afiliados com mandato vigente.

7º – Os dois candidatos mais votados serão representantes Titulares. Os classificados em terceiro e quarto lugares serão primeiro e segundo suplente, respectivamente.

8º – Em caso de empate no número de votos, serão utilizados os seguintes critérios, nessa ordem: diversidade regional, diversidade de área de especialização, gênero e ano de afiliação.

As candidaturas foram enviadas até o dia 15/12. A cédula foi montada e enviada para os Afiliados no dia 16/12, com prazo de devolução como voto até o dia 22/12, quando foram contabilizados os votos válidos e divulgado o resultado.

A primeira reunião do Conselho Consultivo com a participação dos representantes eleitos dos Membros Afiliados está prevista para o próximo mês de maio.