O Acadêmico Alexander W. A. Kellner, editor dos Anais da ABC (AABC) e diretor do Museu Nacional, enviou para as Notícias da ABC a seguinte nota:

“Prezados colegas – Acadêmicos ou não. Estamos chegando ao final de mais um ano, que tem sido um tanto quanto complicado para a Ciência no nosso país.

Porém, hoje queremos dar uma boa notícia para os autores que confiaram os seus resultados de pesquisa aos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC).

Com apoio da Diretoria da ABC, será feito o reconhecimento anual do trabalho mais citado que tenha sido publicado nos dois anos anteriores em nossa revista. Esse reconhecimento será feito por meio de um certificado, que será enviado para cada um dos autores do trabalho vencedor.

As regras para a escolha do artigo em questão são bem simples e estão listadas abaixo.

  • A base de dados utilizada na contagem das citações é a Web of Science.
  • Somente serão considerados os trabalhos efetivamente publicados nos dois anos anteriores ao da premiação. Por exemplo, o trabalho dos AABC mais citado em 2018 terá que ter sido publicado na revista em 2016 ou 2017.
  • No caso de empate no número de citações, o vencedor será o trabalho publicado primeiro. A data que será considerada é a da efetiva publicação do artigo na base SciELO, não importando o fascículo. Não serão considerados trabalhos publicados como ahead-of-print ou como preprint.
  • Publicações nas quais exista a participação do editor-chefe não poderão ser premiadas. Porém, trabalhos que contam com algum dos demais editores (associados ou de área) serão considerados.
  • Casos omissos serão avaliados pela AABC.

Essa iniciativa será realizada em caráter experimental e tem por objetivo dar mais visibilidade aos artigos publicados nos AABC.

Referente ao ano de 2018, já temos um vencedor:

Investigation of potential biomarkers for the early diagnosis of cellular stability after the exposure of agricultural workers to pesticidesde Jodel Alves (Laboratório de Genética Toxicológica da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA) e colaboradores, publicado em 2016 (An. Acad. Bras. Ciênc. 88(1): 349-360 –http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652016000100349&lng=en&nrm=iso&tlng=en).

Parabéns aos autores!

Pedimos que todos divulguem essa notícia e, sobretudo, acessem os trabalhos da revista, que podem ser obtidos de forma gratuita na base SciELO (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0001-3765&lng=en&nrm=iso).

Nós, dos AABC, aproveitamos para desejar a todos boas festas.”

E nós todos da ABC também.