Em Portaria de nº 6.358, publicada no Diário Oficial em 18/11, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes,  designou os membros que passaram a compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

Dentre os 16 representantes dos produtores e dos usuários de ciência e tecnologia, sete são Acadêmicos: Elisa Maria da Conceição Pereira Reis e Manoel Barral Netto, para mandato de um ano; Rubens Belfort JuniorJoão Batista Calixto, para mandato de dois anos; Sérgio Mascarenhas OliveiraGlaucius OlivaPaulo Eduardo Artaxo Netto, para mandato de três anos.

Na categoria dos representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, estão os Acadêmicos Luiz Davidovich e Helena B. Nader, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Evaldo Ferreira Vilela, pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além de representantes da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti), do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis (IBCIHS) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sobre o CCT

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é um órgão consultivo de assessoramento do Presidente da República para a formulação e implementação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Criado pela Lei nº 9.257/1996, o CCT trabalha na perspectiva de tornar a ciência, tecnologia e inovação um dos eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do País, permitindo articular e planejar a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.

Fazem parte do CCT as Comissões Temáticas de Planejamento, Financiamento, Acompanhamento e Avaliação do Impacto da Política de C,T&I; de Capital Humano; de Pesquisa, Infraestrutura e Cooperação; de Estratégia Digital, Tecnologia e Inovação; e de Marco Legal e Ações Parlamentares. Em 2019 foi instituída a Comissão de Coordenação, cuja a principal função é organizar e articular as ações do CCT.

Os membros organizam-se em torno de Comissões. Delas participam não apenas os conselheiros que as compõem, mas também especialistas, empresários e dirigentes públicos especialmente convidados.