A Acadêmica Débora Foguel, professora titular da UFRJ e coordenadora de Educação da Rede Nacional de Ciência para Educação, e a professora da UFRJ Marília Zaluar Guimarães, pesquisadora-colaboradora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e Coordenadora Científica da Rede Nacional de Ciência para Educação, publicaram artigo na Folha de S.Paulo sobre ciência da aprendizagem.

Elas explicam a importância de estudos nessa área, que são recentes, e edão como exemplo de bons resultados o sistema de ensino básico em Sobral, no Ceará, “um investimento de Estado e não de governo, que demorou mais de uma década para apresentar resultados, mas que valeu a pena: Sobral tem um IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 9,1, muito acima da média nacional (5,8).”

Destacam estudos feitos nos Estados Unidos, nos anos 2000, sobre horário escolar, com aulas começando apenas a partir das 8h30. Os impactos foram claramente percebidos – “não somente acadêmico, mas também diminuindo o uso de drogas e a incidência de doenças mentais, que são mais frequentes entre jovens privados de sono.

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