O Centro Internacional de Transferência de Calor e Massa (ICHMT, na sigla em inglês), através do seu Comitê Executivo, elegeu o Acadêmico Renato Machado Cotta para receber o “ICHMT Fellowship Award”. Ele é o primeiro brasileiro a receber este prêmio, que foi instituído em 1980.

Cotta foi eleito para o Comitê Científico do ICHMT em 1993 e para o Comitê Executivo em 2006. Exerceu ainda as funções de vice-chairman (2015-2016) e chairman (2017-2018) do Comitê Executivo.

Foi também agraciado em duas edições (2009 e 2015) do Prêmio “Hartnett-Irvine Award”, pelo melhor trabalho publicado pelo ICHMT no ano respectivo, único cientista a ser agraciado em duas edições deste prêmio.

Por escolha do agraciado, o prêmio será entregue na Conferência Internacional do ICHMT sobre Transferência de Calor Computacional (CHT 2020), a se realizar no Rio de Janeiro, em agosto de 2020.

Sobre o Centro Internacional de Transferência de Calor e Massa

Fundado em 1968, o ICHMT é uma organização internacional, profissional, não governamental e sem fins lucrativos. O objetivo geral do Centro é promover a cooperação internacional na ciência da transferência de calor e massa e suas aplicações. Seu secretariado está atualmente localizado na Universidade Técnica do Oriente Médio (METU), em Ankara, Turquia.

Sobre o prêmio

Os premiados do “ICHMT Fellowship Award” são selecionados dentre os membros atuais e anteriores do Comitê Executivo (CE) e do Comitê Científico (SC) do ICHMT.

O prêmio é atribuído em reconhecimento aos serviços administrativos e organizacionais prestados ao Centro – como em simpósios internacionais, seminários, cursos avançados ou outros eventos, contribuições para as publicações do ICHMT, e serviço meritório no CE ou SC por muitos anos.

Veja a lista dos premiados em edições anteriores do “ICHMT Fellowship Award”, desde sua instituição em 1980.

Sobre o premiado

Possui graduação em engenharia mecânica, com ênfase na área nuclear, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em engenharia mecânica  aeroespacial pela Universidade do Estado da Carolina do Norte,  nos EUA.

É professor titular da Escola Politécnica e da Coppe/UFRJ. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides) do Centro de Tecnologia da UFRJ. Atualmente exerce cargo comissionado junto à Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) , como consultor técnico da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Ministério da Defesa do Brasil.

Atua na área de Transferência de Calor e Massa, principalmente em métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor.

Elaborou projetos de desenvolvimento tecnológico com o CTM-SP (Marinha), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Agência Espacial Brasileira (AEB), Electric Power Research Institute (EPRI, EUA), Tetra Tech Inc. (EUA), Cenpes-Petrobras, Eletronuclear, Tenaris/Confab, entre outros.

Foi Leverhulme Trust Visiting Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da University College London, no Reino Unido (2018). É Docteur Honoris Causa da Universite de Reims Champagne-Ardenne,  na França.

Foi presidente da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) de 2000 a 2001 e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTIC) entre 2015 e 2017.

É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Naval e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, da Presidência da República do Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1A do CNPq.

É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e da World Academy of Sciences (TWAS).