Os participantes do I Encontro Jovens Pesquisadores do Rio Grande do Sul.

Nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aconteceu o I Encontro Jovens Pesquisadores do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi organiza pelos membros afiliados da ABC Ana Chies Santos e Eduardo Zimmer; pelo ex-membro afiliado da ABC Guilherme Baldo; e também pelos pesquisadores Gabriela Bettella Cybis, Jonas Alex Morales Saute e Rochele Fellini Fachinetto.

A ideia surgiu quando, em uma conversa descontraída, os pesquisadores perceberam a simultaneidade de iniciativas em temas como divulgação científica para público leigo, inovação, busca por outras fontes de financiamento, e que tais esforços pareciam ocorrer de modo pulverizado e muitas vezes competitivo.

Então, com o objetivo de aumentar a interação entre pesquisadores de todas as áreas do conhecimento no estado, o encontro foi planejado. E, durante os dias 18 e 19, as atividades proporcionaram a intensa troca de experiências e reflexões para influenciar novos cenários na pesquisa gaúcha, estimular interações inter e transdisciplinares e aumentar a participação e o conhecimento da comunidade sobre o que é realizado no ambiente acadêmico.

A programação contou com dois palestrantes já conhecidos dos cientistas que participaram do 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC: André Azevedo da Fonseca, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que realizou uma atividade sobre comunicação científica para leigos; e Ana Carolina Leonardi, editora assistente da Revista Superinteressante, que concedeu uma palestra sobre revistas temáticas no âmbito das mídias convencionais.

Além da divulgação científica, os principais temas discutidos durante o encontro foram financiamento, inovação, desigualdades na ciência e problemas de saúde mental. “Conversamos francamente sobre os problemas atuais com alguns cientistas seniores, e tentamos organizar possíveis soluções para enfrentar tais problemas. As dinâmicas deram super certo e foi tudo muito motivador”, conta a afiliada da ABC Ana Chies Santos.

Animados com o resultado da iniciativa, os jovens cientistas já decidiram a sede da segunda edição, que acontecerá na cidade de Pelotas, em 2020.