O Acadêmico Paulo Arruda durante sua conferência magna.

O Acadêmico Paulo Arruda participou, como palestrante principal, da comemoração dos 20 anos do Centro de Biologia Molecular da Universidad Centroamericana (CBM/UCA) de Nicarágua, no dia 26 de setembro. O convite foi feito pela Academia de Ciências de Nicarágua, com apoio da ABC.

Sob o título “Descoberta de medicamentos, biotecnologia e genômica de plantas no Brasil”, Arruda enfatizou a importância das tendências da biotecnologia. A primeira é que, através da biotecnologia, o genoma humano pode ser investigado para identificar alvos associados a doenças. A segunda, é que a biotecnologia industrial é responsável por microorganismos que produzem alimentos ou ajudam na transformação dos alimentos. E, por fim, a biotecnologia vegetal ou das plantas que está interessada em melhorar a produtividade das culturas em torno da segurança alimentar.

Fundador e diretor do CBM/UCA, Jorge Huete Pérez agradeceu ao Acadêmico, cuja participação foi de grande contribuição para os jovens cientistas presentes na conferência. “Agradeço a contribuição, apoio e, acima de tudo, as boas relações que o doutor Arruda mantém com o CBM há vários anos e a ele que compartilha seu conhecimento com os alunos da UCA em diferentes oficinas ao longo desses anos”, declarou Huete.

Arruda também agradeceu a oportunidade de visitar a universidade e ressaltou: “Estou convencido de que precisamos estabelecer um trabalho colaborativo que beneficie a ciência e a inovação da Nicarágua e do Brasil. Acredito que podemos estabelecer um intercâmbio robusto de pesquisadores e estudantes para contribuir com o entendimento da biologia de organismos que vivem em ambientes extremos”.