A Câmara do Comércio de Rio Grande, a mais antiga do Estado e a quarta mais antiga do país, atribuiu à Acadêmica Angela Wyse o título de “Rio-gradino Ilustre”.

Ela recebeu o título no dia 27 de setembro, no Clube do Comércio em Rio Grande, durante a cerimônia dos 175 anos da Câmara do Comércio.

Estavam presentes o governador do Estado do RG, Eduardo Leite; o prefeito da cidade de Rio Grande, Alexandre Duarte Lindenmeyer; o  presidente da Câmara do Comércio do rio Grande Carlos Alberto Bacchieri Duarte o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Girondi; o deputado Fábio Branco; e outras autoridades do estado e município.

A ciência também foi homenageada .Em 175 anos da Câmara do Comércio de Rio Grande, essa foi a primeira vez em que um cientista e/ou professor recebeu este titulo, que foi atribuído à Acadêmica pelo conjunto de sua obra na ciência.

Em seu discurso, Wyse enfatizou a importância da ciência e educação para o desenvolvimento do pais, bem como a importância da ABC para a ciência brasileira.

Sobre a homenageada

Angela Wyse é professora titular de bioquímica daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde cursosu o mestrado e o doutorado, e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível- 1A.

Atua nas áreas de bioquímica e neurociência, com ênfase em neuroproteção e doenças neurometabólicas hereditárias. Publicou mais de 360 artigos científicos em revistas internacionais de referência na sua área e formou mais de 60 mestres e doutores.

Foi agraciada com o Prêmio Capes-Elsevier, que reconhece pesquisadores e a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência pesquisadores que em sua carreira acadêmica apresentam uma produção de alto impacto e excelência retratada na base de dados Scopus. Recentemente foi agraciada com Prêmio Pesquisador Gaúcho – Fapergs 2018.

Há mais de cinco anos desenvolve um projeto de difusão da ciência, enfocando a neurociência e a interdisciplinaridade, para crianças de escolas públicas de Porto Alegre, com o objetivo de incentivar o gosto pelo estudo, ciência e saúde.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Biológicas e da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS), na área Médica e Ciências da Saúde (Neurociências).