Leia a seguir a matéria publicada pelo IMPA, em 29 de agosto:

A cerimônia de entrega do Spirit of Abdus Salam Award 2019 aconteceu nesta quarta-feira (29), no Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), em Trieste (Itália). O matemático brasileiro Jacob Palis, pesquisador emérito do IMPA, foi um dos vencedores da distinção, anunciada em janeiro. O físico Sandro Radicella, do Laboratório de Telecomunicações do ICTP, e a Biblioteca Marie Curie, na sede do ICTP, também foram premiados.

Reconhecido por suas importantes contribuições ao desenvolvimento da ciência, especialmente à Matemática, Palis não pôde comparecer à cerimônia porque está se recuperando de uma cirurgia recente. Do hospital, gravou um vídeo bem-humorado em agradecimento.

“É uma grande honra receber o prêmio Abdus Salam 2019. Infelizmente, devido a uma cirurgia inesperada, fui incapaz de comparecer à cerimônia. Pedi ao meu ex-aluno Stefano Luzzatto para ler o discurso e beber uma taça de Brunello di Montalcino [vinho tinto produzido na região da Toscana] no meu lugar”, brincou.

O Abdus Salam Award foi criado em 2014 pela família do físico paquistanês Abdus Salam, vencedor do Nobel de Física de 1979, como uma forma de manter vivos sua memória e seu espírito científico. Além do certificado, os vencedores recebem € 1 mil.

Palis foi escolhido pela extraordinária contribuição à causa da ciência em todo o mundo, como renomado matemático, mentor de jovens pesquisadores, líder em organizações internacionais importantes e incansável promotor do avanço científico, especialmente no mundo em desenvolvimento.

Confira aqui o vídeo da premiação.

Em toda a carreira, Palis orientou mais de 40 alunos de doutorado, entre eles os renomados Welington de Melo, Ricardo Mañé, Carlos Gustavo Moreira de Araújo e o atual diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Tem mais de 250 descendentes científicos.

Luzzatto ressaltou a carreira e o lado humano de Palis, a quem conheceu em uma conferência de sistemas dinâmicos, em 1991. Além de recordar momentos marcantes da trajetória do pesquisador, Luzzato leu na cerimônia o discurso escrito por Palis. A mensagem de agradecimento foi destinada à família e aos colegas cientistas, com uma dedicatória final à área de sistemas dinâmicos, na qual atua.

“Se posso mencionar algo que aprendi com o efeito borboleta, é que as pequenas mudanças na minha carreira científica me trouxeram aqui para ser honrado em frente a vocês. Isso é algo que eu não poderia prever, mas estou muito honrado e lisonjeado. Muito obrigado a todos”, escreveu Palis.

Biografia

Mineiro de Uberaba, caçula de oito irmãos, Jacob Palis, 79 anos, é engenheiro formado pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), com mestrado e doutorado concluídos na Universidade da Califórnia (EUA) nos anos 1960.

No início dos anos 1990, ele foi membro do Conselho Científico do ICTP e seu presidente de 2003 a 2005. Palis também foi secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e eleito presidente da entidade de 2007 a 2012.

O pesquisador emérito presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2007-2016 e a União Internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002. Foi, ainda, diretor-geral do IMPA de 1993 a 2003. Em 2005, o matemático brasileiro foi condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França. Em 2018, recebeu nova condecoração: a Medalha de Oficial da Legião de Honra da França, pelo trabalho de excelência realizado em prol da ciência mundial e das relações científicas entre a França e o Brasil.