Quando criança, os passatempos de Pierre Basílio Almeida Fechine incluíam desmontar o rádio do pai, para ver como era por dentro, e misturar o que tinha na dispensa de casa, para fazer “poções mágicas”. Ser cientista era sua brincadeira favorita, e hoje, aos 39 anos, é a sua realidade na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O novo membro afiliado da Regional Nordeste & Espírito Santo da ABC 2019-2023 nasceu em Fortaleza, no Ceará. Durante a infância, quando não estava brincando de cientista, estava na escola onde, além de ciências, gostava muito de matemática e literatura.

E foi o conteúdo aprendido em seus últimos anos na escola que o ajudaram a decidir pela graduação em química na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1998. Pierre afirma que, já no período da licenciatura, percebia o retorno que as profissões de professor e pesquisador podem dar para a sociedade e decidiu seguir os dois caminhos.

Para isso, após a conclusão da licenciatura e bacharelado, o cientista realizou o mestrado e o doutorado em química orgânica, ambos na UFC e sob orientação do professor Antonio Sérgio Bezerra Sombra.

Mais tarde, entre 2014 e 2015, ainda teve a oportunidade de fazer um estágio de pós-doutorado na University of Limerick, na Irlanda.

“Realizei um sonho. Para que isso fosse possível, tive o apoio incondicional dos meus pais, que sempre vibraram por mim a cada etapa concluída”, ele faz questão de comentar.

Atualmente, Fachine é professor da UFC e pesquisa a síntese, caracterização e uso de novos materiais. Em seu grupo de trabalho, algumas das conquistas foram a sintetização de agentes de contrastes de imagem menos tóxicos para exames de ressonância magnética, catalisadores magnéticos e biomateriais para uso odontológico. Nos últimos anos, o grupo tem se dedicado as áreas das cerâmicas avançadas e da nanotecnologia.

Criar novos materiais e encontrar novas aplicações para os que já existem é o que encanta Pierre Fachine na ciência que faz. Para o químico, é “com criatividade e trabalho duro” que se muda a vida das pessoas.