A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas outorgou o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr. 2019 ao Acadêmico Luiz Bevilacqua.

O prêmio é destinado a membros da comunidade científica por “suas contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil, em termos de conquistas científicas e/ou tecnológicas, formação de recursos humanos, gestão científica, tecnológica e acadêmica, divulgação e popularização da ciência, e internacionalização da ciência brasileira”.

O parecer da comissão julgadora sobre o escolhido destacou “seu amplo, diversificado e duradouro legado em prol da ciência brasileira, legado este marcado por notório pioneirismo, do qual muitas gerações se beneficiaram e ainda virão a se beneficiar”.

O prêmio será entregue ao laureado durante a realização do COBEM 2019 (International Congress of Mechanic Engineering), no período de 20 a 25 de outubro de 2019, em Uberlândia.

O homenageado

Luiz Bevilacqua nasceu em 26 de fevereiro de 1937, no Rio de Janeiro. Graduou-se em engenharia civil pela antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Especializou-se em Pontes e Grandes Estruturas na Technical University Stuttgart, complementando sua formação profissional na área de mecânica das estruturas. Os primeiros anos de sua carreira foram dedicados principalmente a projetos de pontes e estruturas industriais, acumulando a tarefa de professor da Escola de Engenharia da UFRJ em tempo parcial.

Em 1966 obteve o título de livre-docente na Escola de Engenharia da UFRJ, na cadeira de Resistência dos Materiais. Neste mesmo ano foi contratado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) como professor associado em tempo integral. Em 1967, surgiu uma oportunidade similar, contratação em tempo integral no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), a convite do fundador, Prof. Alberto Luiz Coimbra. Bevilacqua tornou-se o criador e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Coppe/UFRJ.

Nesta época começava a se desenhar um forte investimento do Governo Federal em educação e pesquisa científica, incluindo engenharia pela primeira vez. Nesse contexto surgiu a oportunidade de cursar o doutorado em Mecânica Teórica e Aplicada pela Stanford University, como bolsista da United States Agency For International Development, USAID.

Recentemente, tem trabalhado em dinâmica de estruturas fractais, tendo proposto novo método de determinação de dimensão fractal via resposta dinâmica; modelagem de sistemas biológicos e sociais, particularmente espalhamento da malária com influência sazonal com sujeitos infectados em vários níveis de tratamento, dinâmica populacional do pirarucu com atenção para o cuidado parental, e difusão do conhecimento em cadeias sociais, considerando o efeito da criatividade no processo cognitivo. Desenvolve atualmente uma nova teoria para difusão com retenção temporária com aplicações em processos bioquímicos no espaço intracelular do cérebro e investiga processos cognitivos e modelagem matemática e computacional em biologia.

É professor emérito da Coppe/UFRJ desde 2008. Mais recentemente, em 2017-18, atuou como pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados, IEA/USP, onde coordenou um comitê que elaborou uma proposta para atualização acadêmica da USP, denominada “USP: uma agenda para o futuro”.

Na área de administração acadêmica, exerceu funções de liderança na PUC-Rio, na UFRJ, na Coppe/UFRJ, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e na Universidade Federal do ABC (UFABC), de cuja implantação participou e da qual foi o primeiro reitor.  Na administração pública desempenhou importantes funções para a ciência e tecnologia nacionais no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj) e na Agência Espacial Brasileira, que presidiu. 

No âmbito da ABCM, participou do comitê de implantação da então denominada Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, e junto com outros colegas organizou os dois primeiros Congressos Nacionais de Engenharia Mecânica (Cobem), criando uma tradição que já se encontra na 25ª edição. Foi também o criador e primeiro editor do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, que publicou seu primeiro número em 1979. Presidiu a ABCM de 1983 a 1987, tornado-se no mandato seguinte vice-presidente. Coordenou a associação da ABCM com a International Union of Theoretical and Applied Mechanics (IUTAM).

Recebeu os principais prêmios e condecorações brasileiras em ciência, tecnologia e educação destacando-se a Comenda da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, a Comenda e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (Ciências da Engenharia) do CNPq, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes e o título de Doutor Honoris Causa da UFABC.

Em nível internacional, recebeu o Prêmio Twas-Rolac: “Institutional Building”, da seção para a América Latina e Caribe, assim como o título de Personaje Ilustre de la Ingeniería Mecánica Iberoamericana, da Federación Iberoamericana de Ingeniería Mecánica.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1997, inaugurando a seção de Ciências da Engenharia da ABC, onde contribuiu em funções administrativas em períodos diversos. É também membro eleito da The World Academy of Sciences (TWAS), da European Academy of Sciences, da International Academy of Astronautics, da Academia Nacional de Engenharia (ANE), da Geselshaft fur Angewandt Mathematik und Mechaniks (GAMM) e da American Academy of Mechanics (AAMech). Foi também membro do comitê de implantação do IAI “Inter-American Institute for Global Change Research”, e representante brasileiro no seu Science Advisory Board, de 1992 a 1995.

Cientista, professor, engenheiro e gestor, destacou-se em todas as diferentes vertentes de sua atuação profissional. Uma justa homenagem.