Leia a mensagem do editor chefe Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), o Acadêmico Alexander Kellner:

O periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) tem evoluído bastante nos últimos anos. Na última década, ano após ano, mesmo com as sucessivas crises econômicas, temos melhorado e ampliado a revista. A diretoria da ABC, apesar das dificuldades, não economizou esforços para dar mais impulso e visibilidade a esse periódico, o único verdadeiramente multidisciplinar publicado no país, na linha do Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Apenas nos últimos cinco anos, o número de artigos publicados subiu gradativamente: 175 em 2014; 185 em 2015; 200 em 2016; 250 em 2017; e, agora, 300 em 2018 – quase quatro vezes mais do que há dez anos atrás! Mas isso não é mais interessante: a quantidade de artigos submetidos tem aumenta bem mais! O número de submissões dobrou nos últimos cinco anos – de 641 em 2014 para 1281 em 2018, e aumentou mais de seis vezes comparado com 2009! Esse aumento ocorreu apesar dos enormes obstáculos impostos com o enquadramento dos AABC no sistema Qualis, que, de maneira totalmente não-intencional, nunca favoreceu a revista!

Essa história parece mudar agora, com a proposta de um Qualis único. Ainda não está claro se a avaliação da revista será mantida como apresentado na lista provisória, algo que somente teremos resultado nas próximas semanas. De qualquer forma, é um alento saber que os AABC estão sendo considerados como A2 em todas as áreas! Sem mencionar que se trata de um sistema diferente, que envolve estratos na categoria A de 1 a 4, o mesmo na categoria B. Se ficar valendo o CiteScore da Scopus, a revista estará sempre bem classificada. Vamos aguardar.

De qualquer forma, o crescimento da revista, com previsão de um novo recorde de submissão para esse ano (ca. 1400 manuscritos), fará com que novos esforços sejam necessários para que o prazo de publicação possa ser diminuído. Adotamos, já no início de 2019, a publicação continuada, que elimina a fila na publicação e dá mais agilidade à revista. Vamos continuar imprimindo volumes, que serão fechados (os quatro tradicionais, adicionados com suplementos) ao longo do ano, mas os artigos podem ser publicados de forma mais ágil independentemente do volume físico no qual sejam encaixados. Acabou o ahead-of-print, que não trazia os “pontos” para a revista e os autores no que concerne a citação.  Será dada a continuidade a versão impressa da revista, que faz dos AABC a mais antiga publicação continua no país, o que ocorre há 91 anos!

Termino pedindo aos colegas não apenas para submeterem artigos de destaque aos AABC, mas, principalmente, atuar na divulgação da revista! Temos os nossos newsletters com um resumo de todos os artigos dos volumes fechados e acreditamos que, se houver a divulgação, o índice de impacto aumentará muito. Consulte: sempre tem algo relevante publicado na revista que pode ajudar na sua pesquisa!