Novo membro afiliado da Regional Rio de Janeiro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para o período de 2019 a 2023, o físico Augusto Quadros Teixeira sonhava em ser pesquisador desde criança. A possibilidade de aprender algo novo sempre foi suficiente para o cientista focar nos estudos. Hoje, aos 36 anos, Augusto dedica sua curiosidade ao campo da mecânica estatística.

Mineiro, nascido na capital Belo Horizonte, Augusto sempre teve as ciências como disciplinas favoritas na escola. No ensino médio, seu interesse foi se direcionando cada vez mais para a física e a matemática. Ele lembra que, além de bons professores que teve nessas áreas, os programas de TV sobre ciência e o gosto por jogos o estimularam bastante na escolha da carreira.

Ainda assim, a escolha do bacharelado em física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi feita no último segundo antes do vestibular. Depois de aprovado, foi cursando a disciplina de análise real que o cientista se “encantou irremediavelmente” pela matemática.

Depois da graduação, em 2004, Augusto foi para o Rio de Janeiro cursar o mestrado em matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sob a orientação do Acadêmico Cláudio Landim. “No mestrado eu comecei a perceber que estava chegando perto da fronteira da ciência. Já via em algumas questões em aberto outras coisas que podia estudar e publicar. Isso aumentou ainda mais minha empolgação”, conta o afiliado da ABC.

Do doutorado, também em matemática, pela Swiss Federal Institute of Technology Zurich (ETH Zurich), na Suíça, Augusto lembra o sentimento de que podia finalmente responder novas perguntas e de que estava de fato contribuindo para a ciência. Ele afirma: “Entender o porquê das coisas é sempre fascinante. Perceber que a humanidade ainda não respondeu nem 1% das perguntas do universo é convidativo”.

Em 2010, ainda na ETH Zurich, realizou um programa de pós-doutorado e começou outro na Ecole Normale Supérieure Paris, na França, que concluiu em 2011.

Atualmente, Augusto trabalha como pesquisador na área de mecânica estatística no IMPA. Esse campo se ocupa de explicar fenômenos físicos que ocorrem somente por razões estatísticas, como por exemplo, o congelamento a água e a magnetização de um ímã. “O que mais me motiva são as ferramentas que precisamos desenvolver para tal”, ele destaca. As técnicas desenvolvidas podem ser úteis ainda em outras áreas de conhecimento, como a computação e a teoria dos números.

Como novo membro afiliado da ABC, Augusto defende que a vida de cientista é desafiadora, porém rica e recompensadora, e “é muito importante que mais e mais jovens percebam isso e considerem essa uma possibilidade profissional”.

 

Augusto Quadros Teixeira

http://lattes.cnpq.br/8353498280775865