Na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de agosto, cientistas de vários países estarão reunidos no Rio de Janeiro, para debater os desafios e avanços na produção e desenvolvimento de biofármacos e vacinas. Eles participarão da oitava edição da International School on Production of Biologicals (Escola Internacional de Produção de Produtos Biológicos para a Saúde), que acontecerá no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Av. Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária.

No dia 8 de agosto, das 9h30 às 10h45, o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Marcelo Bozza abordará em sua palestra os princípios básicos da imunologia e vacinologia. Médico, Bozza possui mestrado em biologia parasitária e doutorado em bilogia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, é professor titular do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ.

Coordenado pela professora Leda Castilho, do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe/UFRJ, o evento contará com a participação da Dra. Mabel Rodriguez, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), do México. Ela abordará o uso da técnica de CRISPR-Cas9 para manipular geneticamente células, o que permite produzir de forma mais eficiente os produtos biofarmacêuticos.

Outros nomes internacionais no evento são o do Dr. Alan Dickson, professor da Universidade de Manchester, do Reino Unido, especialista em manipulação genética de células para obtenção de biológicos para a saúde; o Dr. Ernesto Chico, da empresa CIMAB S.A., de Cuba, que abordará as imunoterapias para tratamento do câncer; o Dr. Brandon DeKosky, da Universidade do Kansas, nos EUA, que mostrará uma tecnologia para o estudo da resposta imune e o desenvolvimento racional de vacinas; e o Dr. Zuben Sauna, da Food and Drug Administration (FDA), agência americana equivalente à Anvisa, que tratará de aspectos relativos à avaliação da segurança dos produtos biotecnológicos para a saúde humana.

Entre os brasileiros estarão presentes Martin Bonamino, do INCA; Alvio Figueredo e Daniel Ribeiro, da Fiocruz; Renato Carvalho, Ricardo Medronho e Leda Castilho, da UFRJ; Rimenys Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ); Aldo Tonso, da Universidade de São Paulo (USP); Angela Moraes, da Universidade de Campinas (Unicamp); Andrea Maranhão, da Universidade de Brasília (UnB); e Elisabeth Augusto, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

A inscrição no evento é paga e deve ser feita por meio deste link.

A programação completa da oitava edição da Escola Internacional de Produção de Produtos Biológicos pode ser vista no site: http://www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma/programme.html.