O Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Coppe/UFRJ, a qual presidiu em três mandatos, e ex-presidente da Eletrobras (2003-2004), publicou no Jornal do Brasil, em 22/7, a seguinte nota: 

Causou indignação na comunidade científica as declarações destemperadas do presidente Jair Bolsonaro, que em café da manhã com jornalistas estrangeiros acusou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de divulgar “números mentirosos” sobre o desmatamento no país, desacatando o seu diretor, o renomado físico Ricardo Galvão.

Se o presidente e técnicos do governo discordam dos dados divulgados, que apresentem seus próprios números e a metodologia que utilizaram para chegar a esses dados. Na ciência, dados científicos são refutados com dados científicos e não com acusações infundadas e baseadas em achismos.

Eu me solidarizo com o físico Ricardo Galvão e com todos os pesquisadores e profissionais do Inpe, cuja qualificação profissional, dedicação e excelência científica tornaram o instituto referência internacional.

Luiz Pinguelli Rosa
Professor da Coppe/UFRJ