O evento será no dia 7 de julho, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e contará com atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Rio de Janeiro realiza no dia 07 de julho o “Domingo com ciência na Quinta” para comemorar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Além de celebrar as datas, o evento, organizado ainda por várias outras instituições do Rio de Janeiro, tem como objetivo chamar a atenção da população e dos governantes para a importância da ciência no dia-a-dia e no desenvolvimento sustentável do País.

Aberto ao público, o evento terá uma feira de ciências com mais de 150 experimentos e exposições de muitas áreas científicas que mostram como a ciência é parte importante do cotidiano de todos. O “Domingo com Ciência na Quinta” terá atividades como rodas de conversa; jogos interativos ilustrando princípios básicos da física, da biologia; brincadeiras sobre as bactérias presentes na chamada microbiota humana; desafios de matemática, química e engenharia para exercitar o pensamento; aulas práticas de produção de sabão e muito mais.

Um destaque é o Piquenique Científico. Nesta prática, crianças e adultos poderão conhecer qualidade da comida que consomem, aprender como evitar o desperdício e como aproveitar os alimentos integralmente, entre outros pontos. Para participar, é preciso trazer canga e alimento.

O público também poderá se divertir com apresentações musicais de vários estilos e ritmos – clássica, chorinho, samba, entre outros -, além de assistir a apresentações de violões, flautas, ballet e batucada. Durante o dia, representantes da comunidade científica falarão ao público sobre a situação dramática da ciência e da educação e como, com apoio da população, será possível reverter essa situação.

Este é o segundo ano que este evento é realizado. Na primeira edição, organizada no dia 08 de julho de 2018 em frente ao Museu Nacional, cerca de 2,6 mil pessoas puderam participar de mais de 130 atividades científicas e culturais das diversas instituições de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde. A expectativa para esse ano é que o número de pessoas aumente.

A organização do evento no Rio de Janeiro está a cargo da SBPC, ADUFF, ADUFRJ, ADUNIRIO, ANPESQ, ASCON, ASDUERJ, ASFOC- SN, FACC, INCT NIM, INCT Proprietas.

Serviço:

“Domingo com Ciência na Quinta”

Data: 07/07/2019
Onde: Quinta da Boa Vista (acesso pelo portão do metro de São Cristóvão ao lado do rio e perto do Horto Botânico MN)
Horário: Das 10h às15h
O evento é aberto a todos e gratuito

Mais informações:
Ana Tereza Vasconcelos – Conselheira da SBPC – (21) 99957-9203
Assessoria de Comunicação da SBPC – Vivian Costa  – (11)99207-5259