No mês em que o Museu Nacional completa 201 anos, o Acadêmico e diretor da instituição, Alexander Kellner, conduzirá uma apresentação sobre o trabalho do museu em memória e pesquisa, além de tratar de sua situação atual e perspectivas de futuro. A atividade acontecerá no dia 27 de junho,às 14h, na Fiocruz.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Instituo Oswaldo Cruz, coordenado pelo Acadêmico Renato Cordeiro e Maria de Lourdes Oliveira. O grupo busca promover debates acadêmicos sobre temas interdisciplinares no campo da ciência, da política e da filosofia, envolvendo a comunidade científica intra e extramuros.

Sobre o Acadêmico

Geólogo e doutor em geociências/paleontologia pela Universidade de Columbia, Kellner ingressou no Museu Nacional em 1997 e foi eleito diretor da instituição para o período 2018-2022. Foi chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do museu. Coordenou também a exposição “No Tempo dos Dinossauros”, na época a mostra científica temporária mais visitada no Brasil (220.000 visitantes) e organizou a montagem do primeiro dinossauro de grande porte do país (Maxakalisaurus topai), para o qual recebeu o Voto de Aplauso do Congresso Nacional (2006).  Além disso, ocupa o cargo de editor-chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2007. Como pesquisador, desenvolve linhas de pesquisa com répteis fósseis, sobretudo pterossauros, dinossauros e crocodilomorfos.