Barros: “Não acho que a sociedade não tenha dinheiro para fazer um bom Censo no Brasil” | Foto: Anna Carolina Negri / Agência O Globo

 

RIO – Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, recebeu a incumbência de reduzir o questionário do Censo 2020, coordenando o trabalho da comissão consultiva do levantamento, formada por pesquisadores. Um dos mais respeitados especialistas em pobreza e desigualdade, ele não acredita que a “sociedade não tenha dinheiro para fazer um bom Censo no Brasil”. Mas questiona se deve ter taxa de desemprego na pesquisa.

Como vai ser o trabalho de revisão do questionário?

Temos pouco menos de duas semanas para apresentar uma proposta de redução de questionário. Estamos vendo a experiência internacional, tentando apoiar o IBGE com sugestões de possíveis cortes, sobre o que é mais importante ficar ou sair.

O que pode ser modificado no questionário?

Ninguém vai tirar a parte de necessidades especiais. Agora, outras coisas podemos discutir se são tão importantes assim. Estamos consultando um monte de gente, vamos nos reunir com Claudio Crespo (diretor de pesquisas do IBGE). Adoraria fazer um estudo maior, mas temos duas semanas. Na reunião (que aconteceu na última segunda-feira sobre o tema), só tínhamos mais duas horas e não íamos conseguir debater um questionário com 150 perguntas e dizer o que é mais importante. A minha opinião e a de várias pessoas é que o Censo tem que diminuir. O objetivo é articular e organizar essa consulta à comissão para apresentar uma proposta.

Como avaliar os cortes?

É muito sutil o questionário. Uma pergunta que você não entende o motivo de estar ali pode estar suprindo um buraco nas estatísticas brasileiras. Por exemplo, pergunta-se por que está no Censo quantas crianças estão em creche pública ou privada se há um levantamento escolar que pergunta isso para todas as escolas. Sei exatamente quantas crianças estão em cada creche. Então, para que pôr isso no Censo? Numa consulta, me disseram: “olha só, há uma subenumeração de creches particulares nos municípios”. Estamos vendo se procede ou não. Todo mundo quer ter o melhor Censo possível e que tenha um tamanho adequado.