Anualmente, a Endocrine Society premia um/uma endocrinologista, que resida fora dos Estados Unidos, e faça contribuições excepcionais para o campo da endocrinologia em áreas geográficas com recursos subdesenvolvidos para pesquisa, educação, prática clínica ou administração endócrina.

No dia 23 de março de 2019, a premiada foi a médica brasileira Ana Claudia Latronico Xavier, que recebeu a homenagem durante o congresso ENDO 2019, da Endocrine Society, sediado em Nova Orleans, Louisiana, nos EUA.

Latronico é professora titular do Departamento de Clínica Médica, disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia da FMUSP. É também chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas.

Como pesquisadora, atua no Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM/42 do Hospital das Clínicas da FMUSP e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ), nível 1A. Latronico tem uma extensa lista de publicações em periódicos de alto perfil e sua mais importante pesquisa foi elucidar a base genética da puberdade precoce familiar em humanos.