Movidas pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, menos de 3 anos após o rompimento da barragem do Fundão em Mariana, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) organizam o Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos, de 1º a 2 de abril, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Resultado de um encontro entre ABC, ANE e o Ministério de Minas e Energia (MME), o evento ainda conta com o apoio das instituições Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

No dia 1º, a programação será coordenada pelo Acadêmico Edson Watanabe e acontecerá na sede da ABC, no Rio de Janeiro. O foco será nos aspectos relacionados a engenharia, segurança, legislação e fiscalização. Estarão presentes o presidente da ABC, Luiz Davidovich, o presidente da ANE, Francis Bogossian, e Alexandre Vidigal de Oliveira, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME.

No segundo dia, o seminário será coordenado pela Acadêmica Virgínia Ciminelli e será realizado no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG. A discussão será sobre os impactos socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem no entorno das barragens. Além dos presidentes da ABC e ANE, participará também a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. Para conferir a programação preliminar, clique aqui.

O evento é gratuito e aberto ao público geral, mediante inscrição disponível neste link.

Haverá também transmissão ao vivo por meio da página da ABC no Facebook, no dia 1, ou pelo Youtube, no dia 2 de abril.