As participantes da 3ª Conferência de Mulheres na Ciência sem Fronteiras.

A Global Young Academy (GYA), em parceria com a Fundação Árabe de Ciência e Tecnologia (ASTF, na sigla em inglês), promoveu entre os dias 12 e 14 de março de 2019, no Egito, a 3ª Conferência de Mulheres na Ciência sem Fronteiras. Com o tema “Diplomacia Científica para o Desenvolvimento Sustentável”, o encontro teve como objetivo a colaboração entre cientistas, homens e mulheres, na base da pesquisa científica de excelência. O evento realizou ainda um programa de treinamento em “Diplomacia e Conselho Científico”, nos dias 10 e 11 de março, para jovens cientistas de países em desenvolvimento.

Representando o Brasil, participaram da conferência a física e diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Márcia Barbosa, a engenheira mecânica Carolina Cotta (membro afiliado da ABC de 2015 a 2019), a farmacêutica e bioquímica Fabiola Ribeiro (membro afiliado da ABC de 2014 a 2018), a química Andréa de Camargo (membro afiliado da ABC de 2008 a 2013) e a farmacêutica e bioquímica Leiliane Coelho André. Participou do evento também o engenheiro mecânico e Acadêmico Renato Cotta.

As cientistas e o cientista: Carolina Cotta, Renato Cotta, Leiliane Coelho André, Fabiola Ribeiro, Márcia Barbosa e Andréa de Camargo.

A Acadêmica Márcia Barbosa aponta que “apesar de ser um evento sobre mulheres na ciência, houve a participação de alguns homens, o que fortalece a noção de que a ciência precisa de mulheres, mas não somente de mulheres”. Com um público formado por pesquisadoras e pesquisadores de múltiplas áreas, como medicina, tecnologia, matemática e estudos sociais, o evento teve dois focos principais: a necessidade de diversidade para uma ciência mais eficiente e a apresentação das participantes sobre a ciência que fazem.

As palestras sobre gênero mostraram que, apesar do crescimento da participação feminina no meio acadêmico, as mulheres ainda são raridade nas posições de comando e liderança. As apresentações sobre ciência trataram sobre sustentabilidade, passando pelas áreas da saúde, meio ambiente e materiais.

A quarta edição da Conferência de Mulheres na Ciência sem Fronteiras será realizada em março de 2020, no Brasil. A diretora da ABC Márcia Barbosa e as demais participantes brasileiras da última edição estarão na organização do evento.