Promovendo o diálogo entre os entes federativos e a sociedade civil, a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) foi criada com a finalidade de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), subscrita pelo Brasil.

Após a conclusão de seu primeiro mandato, a comissão divulgou o relatório de atividades referente ao período 2017-2018. O documento reúne as experiências adotadas para a governança do comitê, passando pela criação de Câmaras Temáticas e o conteúdo do Plano de Ação executivo, que estabelece as atividades de internalização, interiorização, disseminação e acompanhamento da Agenda 2030 no Brasil. Para acompanhar o relatório completo, clique aqui.

Situada entre os representantes da sociedade civil da comissão, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é representada pelos Acadêmicos Jailson Bittencourt e Adalberto Luis Val. O relatório indica que a ABC, como organização  que contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, invariavelmente, inclui a Agenda 2030 e os ODS.

No cenário nacional, o documento destaca o lançamento do “Projeto de Ciência para o Brasil”, em 2018. A publicação, elaborada por mais de 180 pesquisadores dentre os melhores cientistas brasileiros, traz propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, como ciência, tecnologia, inovação e educação.

No âmbito internacional, observa-se a atuação da ABC na coordenação do Comitê da Ciência pela Erradicação da Pobreza da InterAcademy Partnership (IAP-SPEC, na sigla em inglês), que objetiva engajar as academias de ciências e de medicina do mundo nos esforços em prol da redução da pobreza e da desigualdade. A atividade mais recente deste comitê foi uma conferência realizada em Pequim, em dezembro de 2017. A próxima iniciativa do IAP-SPEC acontecerá no Rio de Janeiro, em março de 2019, focando em como ciência e tecnologia podem contribuir para a implementação dos ODS.

Em maio de 2019, a ABC promoverá sua Reunião Magna, tradicional evento anual que busca promover a interação da comunidade científica brasileira entre si e com grandes nomes da ciência internacional. Para esta edição, a organização escolheu as ODS como tema principal.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Imagem: ONUBR

Presidente da Academia de Ciências da Bahia, o Acadêmico Jailson Bittencourt lembra que os 17 ODS são um conjunto harmônico e indissociável. Bem como a ciência e tecnologia são essenciais a cada um deles, completa o biólogo Adalberto Luis Val: “Além disso, há que se considerar que precisam ser decodificados de acordo com as condições existentes em cada região do país, ambientais e sociais. A interação da ABC com os diferentes representantes que compõem a CNODS é de fundamental importância, alertando sempre acerca do uso adequado das informações disponíveis”.

“O desafio maior para dar vida aos ODS e suas metas é, sem dúvida, o uso intensivo da informação disponível e a produção de informação robusta que permita a otimização da implantação plena dos ODS nas diferentes regiões do país. Para esse segundo ponto, é fundamental o mapeamento dos principais gargalos existentes, principalmente no que se refere às questões socioambientais e econômicas”, conclui Val.