O químico Sidney José Lima Ribeiro, professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara, conquistou recentemente duas importantes posições no cenário científico internacional. O doutor em química inorgânica foi indicado membro da Academia Europeia de Ciências (Eurasc, na sigla em inglês) e editor associado da revista Frontiers in Chemistry – Inorganic Chemistry.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ribeiro buscará, também como membro da Eurasc, promover a interação entre as duas academias. No Brasil, o professor atua como coordenador da área de química da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e vice-coordenador do Instituto Nacional de Fotônica (Info).

No campo editorial, o químico integra também a equipe dos periódicos Journal of Sol-Gel Science and Technology e Journal of Non-Crystalline Solids. Como pesquisador,  tem trabalhado na área de química inorgânica e suas implicações na ciência de materiais, espectroscopia (técnica de levantamento de dados físico-químicos por meio da transmissão da energia radiante incidente em uma amostra) e ensino de química. Os projetos em andamento envolvem polímeros naturais (celulose bacteriana e fibroína), híbridos orgânicos-inorgânicos, guias de luz (fibras ópticas e filmes finos), materiais porosos e marcadores luminescentes para medicina.