Em solenidade realizada no dia 13 de dezembro, em Lima, no Peru, a Acadêmica Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky recebeu da Universidad Ricardo Palma (URP) o título de Doutora Honoris Causa. A homenagem foi concedida em razão das contribuições oferecidas pela cientista a universidade peruana. Durante cerimônia, Gaiesky agradeceu pelo título e também projetou com a URP novas parcerias para o futuro.

O vice-reitor da URP, José Martinez Llaque, a Acadêmica Vera Lúcia Gaiesky e o reitor da URP, Elio Joán Rodriguez Chávez.

Graduada em história natural, mestre e doutora em genética e biologia molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é lá também que a Acadêmica atua hoje como professora titular. Além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Gaiesky integra o corpo editorial dos Anais da ABC e também faz parte da Academial Mundial de Ciências (Twas, em inglês). Como pesquisadora, Vera Lúcia Gaiesky tem experiência na área de genética, com ênfase em genética animal e biologia evolutiva.